Escolas Psicanalíticas , criado por Instituto Âmago
A concepção ontológica da Psicanálise envolve tanto uma forma de compreender os fenômenos humanos e sociais quanto uma abordagem terapêutica. Para aqueles clínicos que percebem a prática psicanalítica como um tratamento, parece importante revisar quais os objetivos terapêuticos do método psicanalítico e os fatores a serem considerados ao analisar a efetividade desse tipo de intervenção. Para tanto, os autores revisam as contribuições de sete escolas do movimento psicanalítico, as de Freud e Ana Freud, Klein, Bion, Winnicott, Lacan, Kohut e Hartman a Margareth Mahler. Como a maior parte da literatura disponível refere-se à Psicanálise, justifica-se a importação de alguns de seus postulados à psicoterapia psicanalítica e à discussão de especificidades da última. A noção de ética aplicada ao trabalho do psicoterapeuta/analista aparece como princípio norteador na prática psicoterapêutica e dá coesão às distintas abordagens teóricas.
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